segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Creatina;

Nos dias atuais muitos recursos ergogênicos tem sido utilizados na prática esportiva, sendo uma delas a creatina. A creatina é um composto nitrogenado produzido a partir dos aminoacidos: *glicina *arginina e *metionina, onde desses somente a glicina seria não-essencial, já arginina e metionina podem ser adquiridos na ingesta de alimentos de origem vegetal ou animal.
Estudos mostram que a suplementação aumentaria sua concentração em tecidos musculares, o que com isso apresentaria melhora na perfomance em atividades de alta intensidade e curta duração, intermitentes e com curtos períodos de recuperação.
No corpo cerca de 95% deste composto estaria armazenado no músculo esquelético e os 5% armazenados no coração, fígado, rim e cérebro. Sua suplementação aumentaria as concentrações orgânicas de 10 a 20% sendo que o percentual para atletas vegeterianos seria de até 60%.
Seu processo de síntese começaria no rim sendo transportado então para o fígado onde seria finalizado, formando assim a creatina, nos alimentos sua concentração mostra-se baixa entre 2 a 4 gramas por kilo o que assim justificaria sua utilização por outros meios.
Os valores excretados mostram diferenças que variam de acordo com a massa muscular total do indivíduo.
O aumento de peso teria com justificativa o fato de que a creatina apresenta grande quantidade osmo-reguladora o que levaria a retenção de água para o interior da célula, também é verificado uma diminuição urinária corroborando assim a retenção hídrica.